As mulheres tiveram um papel ativo e fundamental na conversão dos primeiros reinos cristãos da Europa. A historiadora Regine Pernoud afirma:
“ É extraordinário verificar o papel ativo que as mulheres tiveram no domínio da evangelização, numa época em que o Ocidente hesitava entre o paganismo, arianismo e a fé cristã.”

Como por exemplo a rainha Clotilde (545 d.C), que teve papel essencial na conversão de Clóvis, reis dos francos, tornando a Gália (futura França) no primeiro reino cristão da história, facilitando assim a penetração do evangelho por toda Europa. Ou então Teodolinda que no século VI era casada com o ariano Agilulfo, tendo o levado ao batismo e criado todos seus filhos na fé cristã, sendo muito importante para a fé no Norte da Itália. Na Espanha, temos Teodósia (753 d.C) que leva o evangelho ao duque de Toledo. Na Inglaterra, Berta faz com que o seu marido, o rei Etelberto, conheça o evangelho e seja batizado.

Essas mulheres, assim como muitas outras, foram semeadoras do evangelho em seus lares, ajudando a transformar a história da Igreja.
No mundo antigo, o cristianismo era a única religião que atribuía valor a elas. A Escritura nos ensina que as mulheres, assim como os homens, são criadas à imagem e semelhança de Deus e tem a mesma dignidade perante o Criador.
O evangelho foi a força transformadora de toda cultura ocidental, libertando a mulher de uma condição inferior, e restaurando a dignidade de ter sido criada à imagem e semelhança de Deus e por quem esse mesmo Deus enviou seu Filho como sacrifício pelo pecado.
As mulheres enfrentaram dificuldades e injustiças através da história? Claro! E por que ficariam livres? Nesse mundo de pecado ninguém foi poupado. A história nos prova que o sofrimento não é exclusivo de uma classe social, sexo ou etnia, pois “todos pecaram” (Rm 3:9). Não foi necessário nenhum movimento ideológico para libertar a mulher, bastou o Evangelho de Cristo. O evangelho é nossa única esperança concreta de redenção nesse mundo caído!

Fonte:
Regine Pernoud, A mulher no tempo das catedrais
Mais indicações sobre o assunto:
Regine Pernoud — Luz Sobre a Idade Média
Ricardo da Costa — Ensaios da História Medieval
Henri Daniel-Rops — História da Igreja de Cristo — Vol. 02 — A Igreja dos tempos bárbaros

WRITTEN BY Ramon Serrano